sexta-feira, 15 de abril de 2016

"TU PODES SALVAR O PLANETA" - trechos do livro


“O Futuro da terra… o teu futuro… está nas tuas mãos.”

“A cor das paredes da tua casa, e em especial do telhado, pode afectar o modo como a tua casa aquece e arrefece, porque as cores claras reflectem a luz solar e as escuras absorvem-na”




“… Ainda que 70% da superfície terrestre esteja coberta de água, apenas 2,5% é água doce que se pode beber. Muita desta água não é de fácil acesso para nós, pois está congelada nos glaciares e nas cúpulas de gelo ou enterrado no subsolo. Por isso, é necessários que comecemos a poupar imediatamente todas gotas de água potável que saem das nossas torneiras.”

“Manter uma casa limpa pode tornar o planeta sujo. As serras, os desinfectantes, os limpos vidros e os productos de limpar cozinhas e casa de banho poluem o ambiente.”

“Cultivar os teus próprios alimentos é realmente muito divertido e, deste modo tens a garantia de que nenhum pesticida foi usado na comida saudável que pões no prato”

“As raízes das árvores limpam os químicos perigosos do solo, filtrando-os e tornando os menos prejudiciais”

“Constrói um comedouro na varanda ou numa zona do jardim. Certifica-te de que não fica ao alcance dos gatos famintos”

“…tenta cultivar alimentos cultivados localmente… consome alimentos da época no teu país… não compra alimentos de que não necessitas…”


“Sem florestas tropicais, toda a vida neste planeta poderá tornar-se insustentável… quase metade das florestas tropicais da terra já desapareceu completamente, e, a este ritmo, em 2060 não restará nenhuma.”


“Os jardins zoológicos e os parque de safari estão empenhados em salvar espécies em risco de extinção, e só o pagamento do bilhete ajudará a manter um animal seguro e alimentado… No entanto, lembra te de que eles não estão lá para os veres. Estão lá porque lhes destruímos as suas casas e os seus habitats, e porque caçamos outros quase até a extinção. Sem a tua ajuda, muitos dos animais preferidos não serão vistos em mais nenhum lugar deste planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário