terça-feira, 30 de agosto de 2016

níveis de leitura



Ler é uma atividade muito mais complexa do que a simples interpretação dos símbolos gráficos, de códigos,  requer que o indivíduo seja capaz de interpretar o material lido, comparando-o e incorporando-o à sua bagagem pessoal, ou seja, requer que o indivíduo mantenha UM COMPORTAMENTO ATIVO DIANTE DA LEITURA.
Para que isso aconteça, é necessário que haja maturidade para a compreensão do material lido, senão tudo cairá no esquecimento ou ficará armazenado em nossa memória sem uso, até que tenhamos condições cognitivas para utilizar.


1.  leitura elementar. Nela, há pouco envolvimento intelectual e emocional. Por isso, geralmente são leituras rápidas e de fácil entendimento, como propagandas e banners. Nessa fase, o leitor é capaz de responder qual é o conteúdo do texto, mas sem se aprofundar mais.

Pré-leitura
Nome do livro
Autor
Dados bibliográficos
Prefácio e índice
Prólogo e introdução

2.  leitura de inspeção. Nesse patamar, o leitor age como um detetive: lê mais de uma vez, analisa as frases, entende o contexto, etc. Ele ainda não está totalmente envolvida com a leitura, mas já se aproxima mais do conteúdo do texto.

3.  leitura analítica. Neste nível, o leitor já está completamente envolvido com a leitura. Além de conhecer a história, ele entende o que o escritor quer dizer, compreende a estrutura do texto e consegue conectar esse conhecimento com outras informações já conhecidas por ele. Dessa forma, já é possível ter uma opinião formada sobre a leitura.

4.  leitura sintópica. Nela, o leitor consegue, além de ler o livro, comparar a obra com outras que ele já leu e, com isso, visualizar o assunto por diversos ângulos. Dessa forma, o leitor pode chegar a novas conclusões que, muitas vezes, não se encontram nem nos próprios livros.

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