Ler é uma atividade muito mais complexa do que a simples interpretação dos
símbolos gráficos, de códigos, requer que o indivíduo seja capaz de
interpretar o material lido, comparando-o e incorporando-o à sua bagagem
pessoal, ou seja, requer que o indivíduo mantenha UM COMPORTAMENTO ATIVO DIANTE
DA LEITURA.
Para que isso aconteça, é necessário que haja maturidade para a compreensão
do material lido, senão tudo cairá no esquecimento ou ficará armazenado em
nossa memória sem uso, até que tenhamos condições cognitivas para utilizar.
1. leitura
elementar. Nela, há pouco
envolvimento intelectual e emocional. Por isso, geralmente são leituras rápidas
e de fácil entendimento, como propagandas e banners. Nessa fase, o leitor é
capaz de responder qual é o conteúdo do texto, mas sem se aprofundar mais.
Pré-leitura
Nome do livro
Autor
Dados bibliográficos
Prefácio e índice
Prólogo e introdução
Nome do livro
Autor
Dados bibliográficos
Prefácio e índice
Prólogo e introdução
2. leitura de
inspeção. Nesse patamar, o
leitor age como um detetive: lê mais de uma vez, analisa as frases, entende o contexto, etc. Ele ainda não está totalmente envolvida com a
leitura, mas já se aproxima mais do conteúdo do texto.
3. leitura
analítica. Neste nível, o leitor
já está completamente envolvido com a leitura. Além de conhecer a história, ele
entende o que o escritor quer dizer, compreende a estrutura do texto e consegue
conectar esse conhecimento com outras informações já conhecidas por ele. Dessa
forma, já é possível ter uma opinião formada sobre a leitura.
4. leitura
sintópica. Nela, o leitor
consegue, além de ler o livro, comparar a obra com outras que ele já leu e, com
isso, visualizar o assunto por diversos ângulos. Dessa forma, o leitor pode chegar
a novas conclusões que, muitas vezes, não se encontram nem nos próprios livros.
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