quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

companhia

Leitura literária


Alguns dizem: “Porque perder o meu tempo lendo novelas, poemas e romances quando lá fora grandes coisas (a tensão militar; novos edifícios na cidade, …) acontecem”

Claro, parece uma perca de tempo ler por prazer mas não, na leitura ganhamos mais tempo, ou seja, na leitura lidamos com vários tipos de emoções que levaria décadas para vive-los, por isso, não se perde tempo lendo, muito pelo contrário. Na leitura literária estamos perante um simulador da realidade: é tão real.
A leitura da literatura faz-nos acelerar o tempo; dá-nos chaves para grandes palácios; introduz-nos a pessoas fascinantes como gerações romanas, princesas francesas; nos faz cruzar continentes ao longo de séculos; torna-nos cidadão de qualquer parte do mundo; faz nos imaginar como é que as coisas são no ponto de vista doutra pessoa (autor). Etc

O livro na mão é de G. Orwen 1984. Fala dum homem que vivia sozinho e que fora preso por ter sonhado a dizer: “Abaixa o Big brother (grande irmão) ”; fala duma sociedade que vive controlada por cameras até nas suas casas; onde as crianças processam os seus progenitores só por não lhes deixar ver os desenhos animados, uma nação governada por um presidente fantasma, nunca apareceu em TV nem dava comícios, a imagem de homem era no que as pessoas representada nesse livros acreditavam estar submissos, uma naca governada pelo Big Brother.

Sem comentários:

Enviar um comentário